MÁXIMA PROTEÇÃO EM VESTIMENTAS RETARDANTES A CHAMAS PARA RESPINGOS DE METAL FUNDIDO

Trabalhadores da indústria expostos a riscos provenientes de agentes térmicos tais como: pequenas chamas, calor de contato, convectivo, radiante, projeção de metais fundidos e operações de soldagem e processos similares, ficam constantemente vulneráveis a duas ameaças dos metais fundidos: grudam na maioria dos tecidos e entram em ignição provocando sua carbonização, em virtude da utilização de tecidos inadequados a operação, gerando elevados riscos com lesões graves entre outras consequências imprevisíveis.

Isto ocorre porque muitos tecidos utilizados não são retardantes a chama expondo totalmente a integridade física dos trabalhadores a estes riscos.

Já em outras situações temos a utilização de tecidos retardantes a chama, porém muitas vezes utilizados sem uma prévia avaliação das condições reais do ambiente de trabalho, pois a viscosidade das ligas metálicas fundidas varia muito em função das temperaturas entre outros aspectos, permitindo a ocorrência de lesões por queimaduras.

É muito importante que antes de optar por uma determinada vestimenta dedicada a proteção contra respingos de metal fundido, que sejam realizados testes práticos (derrame de metal) visando avaliar a performance do tecido em função dos diversos aspectos envolvidos no processo de fundição.

 

Análise do respingo de metal fundido

Metal fundido análise

 

A Massei Uniformes pesquisou, desenvolveu e trouxe da Europa o que há de mais moderno em tecidos de alta tecnologia dedicados ao setor de metal fundido que reúne alta performance de proteção e conforto aos usuários.

As indústrias de transformação de metais representam importante papel na cadeia produtiva do Brasil e neste sentido milhares de trabalhadores estão expostos aos riscos já comentados em seus mais variados processos produtivos, necessitando de EPIs. – Equipamentos de Proteção Individuais classificados como vestimentas técnicas especiais confeccionadas com tecidos retardantes a chama e com característica física que impeça a sua ignição, carbonização e perfuração.

Estes tecidos devem garantir que na ocorrência de incidentes e acidentes com projeção de metal fundido, que o metal escorra com facilidade e não fique grudado na vestimenta, permitindo desta forma que não ocorram queimaduras de nenhuma natureza ou ainda que sejam amenizadas não superando as de primeiro grau.

Todas a nossas vestimentas dedicadas a proteção contra respingos de metal, utilizam tecidos inerentes que não perdem a característica ignífuga pois a propriedade está no DNA da fibra.

 

LINHAS DE VESTIMENTAS

A Massei Uniformes conta hoje com duas linhas de tecidos planos inerentes importados de alta tecnologia com composições e gramaturas diferenciadas que atendem plenamente todos os riscos de projeção de metais fundidos em suas variadas temperaturas de operação.

NORMAS

Como normativas internacionais as especificações e ensaios dos equipamentos para proteção contra os efeitos térmicos são previstas pela International Organization for Standardization – ISO.

Temos a saber as seguintes normas: