Alta visibilidade para uniformes profissionais e EPIs. (vestimentas técnicas)

ALTA-VISIBILIDADE-667x667
As faixas refletivas são materiais que tornam os uniformes profissionais e EPIs. (vestimentas técnicas) mais seguros para quem os utiliza, pois a combinação de elementos fluorescentes nas cores amarelo ou laranja e retrorrefletivo na cor prata, aumentam a visibilidade durante o amanhecer e anoitecer, em ambientes de baixa ou nenhuma luminosidade e em diversas condições de exposição a intempéries. Trabalhadores precisam ser vistos e notados por motoristas/operadores de veículos industriais, carros de passeio, entre outros, nas mais diversas condições existentes, necessitando ser destacados nos ambientes em que atuam, chamando a atenção numa distância que permita reação em tempo hábil por parte do observador (motorista/operador). Os elementos fluorescentes nas cores amarelo ou laranja emitem radiação óptica na faixa de luz visível, aumentando a visibilidade diurna e durante o amanhecer e o entardecer. Já o elemento retrorrefletivo na cor prata reflete e retorna uma proporção relativamente alta de luz (Ex: farol do veículo, lanterna) em uma direção próxima da direção de emissão, aumentando a visibilidade noturna ou em ambientes de baixa luminosidade. A Norma ABNT NBR 15292:2013 sob título “Artigos confeccionados – Vestimenta de segurança de alta visibilidade” estabelece três classes de risco para dimensionamento e aplicação dos elementos fluorescentes e retrorrefletivos nas peças de roupas. Abaixo apontamos algumas condições:

Classe 1

Nesta classe provê o mínimo de material necessário para diferenciar o indivíduo do ambiente de trabalho. Visibilidade ótima em ambientes não complexos (sem poluição visual e sonora), tráfego de veículos restrito e velocidades dos veículos e equipamentos móveis que não excedam 40 km/h.

Classe 2

Nesta classe provê uma visibilidade superior para o indivíduo com o aumento da cobertura do tronco, permitindo maior visibilidade que a Classe 1. Velocidades dos veículos ou equipamentos móveis inferiores a 80 km/h.

Classe 3

Nesta classe provê uma visibilidade superior para atividades ocupacionais cujos riscos excedam o da Classe 2. Trabalhadores expostos ao tráfego de veículos com velocidade superior a 80 km/h.

FALE CONOSCO

Tire suas dúvidas com nossos atendentes através do e-mail