As faixas refletivas são materiais que tornam os uniformes profissionais e EPIs. (vestimentas técnicas) mais seguros para quem os utiliza, pois a combinação de elementos fluorescentes nas cores amarelo ou laranja e retrorrefletivo na cor prata, aumentam a visibilidade durante o amanhecer e anoitecer, em ambientes de baixa ou nenhuma luminosidade e em diversas condições de exposição a intempéries.
Trabalhadores precisam ser vistos e notados por motoristas/operadores de veículos industriais, carros de passeio, entre outros, nas mais diversas condições existentes, necessitando ser destacados nos ambientes em que atuam, chamando a atenção numa distância que permita reação em tempo hábil por parte do observador (motorista/operador).
Os elementos fluorescentes nas cores amarelo ou laranja emitem radiação óptica na faixa de luz visível, aumentando a visibilidade diurna e durante o amanhecer e o entardecer.
Já o elemento retrorrefletivo na cor prata reflete e retorna uma proporção relativamente alta de luz (Ex: farol do veículo, lanterna) em uma direção próxima da direção de emissão, aumentando a visibilidade noturna ou em ambientes de baixa luminosidade.
A Norma ABNT NBR 15292:2013 sob título “Artigos confeccionados – Vestimenta de segurança de alta visibilidade” estabelece três classes de risco para dimensionamento e aplicação dos elementos fluorescentes e retrorrefletivos nas peças de roupas. Abaixo apontamos algumas condições: