“Nem tudo que reluz é ouro”!
Essa frase poderia ser facilmente utilizada no segmento de alta visibilidade. Isso porque vestimentas “que brilham” não necessariamente exercem a função de proteção, mas aumentam a probabilidade de que seus usuários chamem à atenção de um observador, especialmente em um ambiente complexo, no qual podem existir diversos objetos competindo pela atenção do observador.
Para este segmento existe uma normalização que define e pontua os níveis de retrorreflexão e fluorescência para os tecidos e faixas utilizadas nas vestimentas de alta visibilidade.
As vestimentas de alta visibilidade Massei estão de acordo com a norma ABNT NBR 15292 que foi baseada a partir da norma europeia EN 471. Isso significa que nossas vestimentas garantem o nível de visibilidade exigido para cada tipo de trabalho que necessite deste tipo de proteção, tais como: manutenção de vias públicas, movimentação de veículos industriais, movimentação de veículos em pistas de aeroportos, equipes de emergência e resgate, dentre outros.
É de suma importância a utilização das vestimentas de alta visibilidade em ambientes de baixa ou nenhuma luminosidade, especialmente ao amanhecer ou anoitecer, em condições adversas como neblina, fumaça, chuva, entre outras.
Cada função exige um tipo de vestimenta dependendo do nível de risco. E neste quesito estamos preparados para lhe orientar e auxiliar a definir a vestimenta que cumpre a norma exigida a função exercida pelo seu colaborador.
Avaliaremos também o tecido e faixa refletiva mais adequados para o tipo de vestimenta que sua empresa necessita. E neste aspecto, vale ressaltar, que trabalhamos com a melhores marcas nacionais, internacionais e que temos uma parceria sólida com a 3M SCOTCHLITE desde 2018.
Contate nossos especialistas. Teremos grande satisfação em oferecer a melhor solução para sua empresa!
NBR 15292
A norma ABNT NBR 15292 tem por objetivo aumentar a segurança do usuário sinalizando visualmente sua presença, aumentando a probabilidade de que o mesmo venha a chamar a atenção de um observador em qualquer condição de luminosidade, especialmente em um ambiente complexo, no qual podem existir diversos objetos competindo pela atenção do observador.
A visibilidade é aumentada pelo alto contraste entre a vestimenta e o ambiente, contra o qual ele é visto. A Norma estabelece o desempenho dos materiais retrorrefletivos e fluorescentes a serem utilizados nas vestimentas, que devem circundar o tronco e quando aplicável, mangas e pernas garantindo 360° de visibilidade, especifica as áreas mínimas e sugere cores e posicionamento destes materiais.
Nesta Norma são identificadas as classes de risco e são recomendados modelos apropriados para cada vestimenta baseados nos riscos do trabalhador, tais como ambiente complexo, tráfego de veículos e velocidades observadas.