ISO 11611:2015
Vestimentas de proteção utilizadas para soldagem e processos similares
A norma ISO 11611: 2015 especifica os requisitos mínimos de segurança básica e os métodos de teste para roupas de proteção, incluindo capuzes, aventais, mangas e polainas que são projetados para proteger o corpo do usuário, incluindo cabeça (capuzes) e pés (polainas) e que devem ser usados durante a soldagem ou processos com riscos similares.
Este tipo de vestimenta destina-se a proteger o usuário contra respingos (pequenos salpicos de metal fundido), ou seja, curto período de contato com a chama.
A ISO 11611:2015 especifica duas classes com requisitos de desempenho específicos: a Classe 1 que é o nível mais baixo e a Classe 2 que é o nível mais alto.
ISO 11612:2015
Vestimentas de proteção – Vestimentas para proteção contra calor e chama – Requisitos mínimos de desempenho
Esta Norma especifica os requisitos de desempenho para vestimentas de proteção fabricadas com materiais flexíveis, que foram desenvolvidas para proteger o corpo do usuário, exceto as mãos, do calor ou chama. Para a proteção da cabeça e pés do usuário, os únicos itens de vestimentas de proteção que estão contemplados no escopo desta Norma são perneiras, capuzes e protetores sobre botas. Entretanto, em relação aos capuzes, não são fornecidos os requisitos para viseiras e proteção respiratória.
Os requisitos de desempenho estabelecidos na norma ISO 11612:2015 são aplicáveis para peças de vestuário em que existe uma necessidade para a roupa com propriedades de propagação de chama limitado e onde o usuário pode estar exposto ou em contato com o calor e/ou salpicos de metal fundido.

Linha composta por tecido inerentes com gramatura entre 240 e 350g/m² indicados para metais que fundem em temperatura abaixo de 1000°C como alumínio. Essa linha é composta por tecidos com fibras altamente tecnológicas que permitem ao tecido oferecer os maiores níveis de proteção para os metais mais complexos. Quanto menor a temperatura de fusão de um metal, mais viscoso é seu estado líquido e com isso ele acaba escorrendo em velocidade menor na vestimenta em caso de respingo. Justamente por isso as vestimentas dessa linha necessitam de maiores níveis de proteção (D3).
Linha composta por tecido inerentes com gramatura entre 320 e 400g/m² indicados para metais que fundem em temperatura acima de 1200°C como ferro e aço. Oferecem aos usuários maior conforto térmico e maior desempenho de proteção contra ferro e aço. Essa é a melhor opção custo x benefício para empresas que buscam proteção contra respingos de metais fundidos.
Linha composta por tecidos nacionais 100% algodão com gramatura em torno de 400g/m² indicados para metais que fundem em temperatura acima de 1200°C como ferro e aço.Indicado para situações com alto turnover são tecidos que possuem menor durabilidade em relação a linha Steel confort.